Sobre a Pescoteca

O repositório Pescoteca disponibiliza relatos da prática docente produzidos no âmbito do Programa Pesquisa e Conhecimento na Escola (Pesco).
O Pesco foi criado para apoiar o trabalho dos professores da Rede Municipal de Ensino de Campinas no desenvolvimento da postura investigativa dos alunos para pesquisa e discussão dos temas que perpassam suas realidades locais. O Programa surge no âmbito dos convênios de cooperação técnica firmados entre a Prefeitura Municipal de Campinas e a Embrapa Territorial. Um dos resultados desse convênio foi a elaboração do Atlas Escolar da Região Metropolitana de Campinas (volumes 1 e 2), disponibilizado às escolas de ensino fundamental.
O Pesco oferece anualmente um curso, cujo objetivo é trabalhar a metodologia científica com professores e alunos de forma articulada com o projeto pedagógico de cada unidade escolar e trazendo subsídios teóricos e orientações práticas para o desenvolvimento de projetos de pesquisa na escola. O curso tem carga horária de 140 horas, com atividades on-line, e promove quatro encontros presenciais: Mostra de Vídeos, Seminário de Pesquisas em Andamento, Seminário dos Alunos Pesquisadores e Fórum Estudantil de Pesquisas. Pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) as atividades são desenvolvidas semanalmente, lançando mão de recursos audiovisuais e fóruns temáticos para a troca de informações e ideias entre os cursistas.
O registro final das ações dos cursistas é feito por meio dos relatos das atividades de pesquisa desenvolvidas por professores e alunos ao longo do curso. Esses relatos estão disponíveis no Repositório Pescoteca e têm o objetivo de divulgar e inspirar outros trabalhos que possam ser desenvolvidos pelos professores da Rede Municipal de Campinas ou outras redes interessadas em compartilhar ideias.

Concepção e desenvolvimento

O Repositório Pescoteca foi construído usando a tecnologia DSpace (www.dspace.org) e utiliza como referência a experiência na construção dos Repositórios Institucionais de Acesso Aberto da Embrapa: Infoteca-e (https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/) e Alice (https://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice).

Por dentro da Pescoteca

As publicações disponíveis no Repositório Pescoteca estão catalogadas por unidades escolares de ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de Campinas. Cada unidade escolar é uma comunidade na Pescoteca e tem sua coleção de relatos da prática, resultante da atuação do corpo docente escolar junto ao Programa Pesco.
Além da organização em comunidades e coleções, os documentos também podem ser recuperados por nome dos autores, títulos, assuntos e data de submissão, a qual coincide com a data de participação do docente no Pesco.