Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.ima.sp.gov.br/jspui/handle/123456789/95
Título: Famílias em movimento
Autor(es): ANDRADE DE SÁ, Fabiana Solange Tauber
CASTILHO, Janaína Carrasco
Palavras-chave: pesquisa
escola
movimento
Data de Publicação: Dez-2019
Fonte/Imprenta: Programa Pesquisa e Conhecimento na Escola (PESCO)/Prefeitura Municipal de Campinas
Citação: ANDRADE DE SÁ, F.S.T.; CASTILHO, J.C. Famílias em movimento. Programa Pesquisa e Conhecimento na Escola (PESCO)/Prefeitura Municipal de Campinas, 2019.
Resumo: Esta pesquisa propôs a investigação sobre o deslocamento de algumas famílias dos estudantes dos quintos anos da EMEF Prof. Ciro Exel Magro com o propósito de entender as causas e consequências desses deslocamentos. Esta proposta envolveu o protagonismo estudantil, a diversidade metodológica e a apropriação de conteúdos escolares de maneira entrelaçada, utilizando-se da interdisciplinaridade. Além da parceria com nossos alunos nesta pesquisa, tivemos apoio de professores de outras turmas que contribuíram fazendo sugestões e pensando juntos sobre a metodologia. O desenvolvimento da pesquisa “Famílias em Movimento” possibilitou trocas entre a escola e a comunidade, os alunos e suas famílias e entre os alunos na sala de aula, além da reflexão quanto ao conhecimento adquirido sobre as diferentes realidades das famílias. Como resultados, observamos a apropriação de conteúdos específicos de diferentes disciplinas do currículo, conteúdos atitudinais e competências quanto à leitura de mundo, procedimentos investigativos, além do envolvimento e participação dos estudantes nas atividades desenvolvidas.
Conteúdo: 5º ano - EF1
URI: http://dspace.ima.sp.gov.br/jspui/handle/123456789/95
Aparece nas coleções:Relatos da Prática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_Andrade de Sa e Castilho_Familias.pdf844,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.