Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.ima.sp.gov.br/jspui/handle/123456789/154
Título: Experimentações da pesquisa escolar no ensino remoto: a criação da Sala Interconectados
Autor(es): BONORA, Edmir Roberto
DINNOUTI, Gisane Márcia Carvalho
Palavras-chave: temas transversais
ensino pela pesquisa
ambientes virtuais de aprendizagem
reorganização curricular
letramento digital
Data de Publicação: Dez-2020
Fonte/Imprenta: Programa Pesquisa e Conhecimento na Escola (PESCO)/Prefeitura Municipal de Campinas
Citação: BONORA, E. R.; DONNOUTI, G. M. C. Experimentações da pesquisa escolar no ensino remoto: a criação da Sala Interconectados. Campinas, SP: Programa Pesquisa e Conhecimento na Escola (PESCO)/Prefeitura Municipal de Campinas, 2020.
Resumo: O período de atendimento pedagógico remoto dos alunos durante a pandemia da COVID-19 apresentou diversos desafios para professores e alunos. Um deles foi a elaboração de atividades que fossem vinculadas ao projeto pedagógico da escola e, ao mesmo tempo, adequadas ao ambiente virtual de aprendizagem disponibilizado pela Rede Municipal de Educação de Campinas, o Google Sala de Aula. Por isso, o presente trabalho representa o relato da prática pedagógica promovida pela equipe pedagógica da EMEF ngela Cury Zákia com o intuito de promover a abordagem de temas transversais em uma perspectiva de trabalho por ciclos de aprendizagem bem como incentivar práticas de estudo e pesquisa em ambiente virtual para os alunos dos ciclos III e IV da escola. Para tanto, foram criadas salas de aula virtuais, denominadas INTERCONECTADOS e desenvolvidos projetos de estudo e pesquisa interdisciplinares. O presente relato apresenta, em geral, o percurso dessa ação pedagógica coletiva e, em particular, o recorte do trabalho desenvolvido por dois professores para orientação de dois trabalhos de pesquisa desenvolvidos por alunos como resultado dessa proposta. As pesquisas desenvolvidas pelos professores autores deste relato em parceria com os alunos seguiram orientações do curso do Programa Pesco 2020 e contaram com a utilização do Atlas Escolar da RMC para contextualização dos trabalhos, bem como referência para estudo e pesquisa. Os trabalhos dos alunos demonstram a realização de pesquisa escolar situada desenvolvida no contexto estritamente virtual, sendo assim, uma experiência a ser analisada posteriormente com mais aprofundamento sobre os limites e possibilidades do uso de novas tecnologias no atendimento dos alunos do Ensino Fundamental.
Conteúdo: 6o, 7o, 8o e 9o ano - EF 2
URI: http://dspace.ima.sp.gov.br/jspui/handle/123456789/154
Aparece nas coleções:Relatos da Prática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_Bonora e Dinnouti_Experimentações da pesquisa escolar no ensino remoto.pdf4,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.