Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.ima.sp.gov.br/jspui/handle/123456789/143
Título: ME DIZ AÍ - as múltiplas percepções sobre os impactos da pandemia Covid-19 na região da EMEFEI Profª Elza Maria Pelegrini de Aguiar
Autor(es): TONIATE, Paula Tamanho
Palavras-chave: Sentimentos
Pandemia
Impactos
Escola
Data de Publicação: Dez-2020
Fonte/Imprenta: Programa Pesquisa e Conhecimento na Escola (PESCO)/Prefeitura Municipal de Campinas
Citação: TONIATE, P. T. ME DIZ AÍ - as múltiplas percepções sobre os impactos da pandemia Covid-19 na região da EMEFEI Profª Elza Maria Pelegrini de Aguiar. Campinas, SP: Programa Pesquisa e Conhecimento na Escola (PESCO)/Prefeitura Municipal de Campinas, 2020.
Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido com os alunos do ciclo IV (8º e 9º anos) da EMEFEI Profª Elza Maria Pellegrini de Aguiar, e teve como objetivo estimular o jovem a reconhecer e nomear seus sentimentos a partir da realidade de pandemia imposta a todos no ano letivo de 2020. Ao resgatarmos o Atlas escolar da Região Metropolitana de Campinas ampliamos nossas discussões sobre a dimensão do município e, a partir disso, os alunos iniciaram um exercício de tentar imaginar o impacto da pandemia para as diferentes famílias, para a condição financeira, para o acesso às infraestruturas dos bairros, entre outros. Para isso, como o princípio fundamental é o aluno pesquisador, nos debruçamos sobre pesquisas nas mais diversas fontes disponíveis na internet, além de que, como boa parte dos professores é de cidades vizinhas que pertencem à RMC, em debates organizados pelo MEET (plataforma Google), também analisamos e comparamos dados, em busca de dimensionar as mudanças que a Covid-19 trouxe nas diferentes cidades. Por fim, voltamos à nossa escola e aos bairros do seu entorno, local de moradia da maior parte dos estudantes, para de maneira mais intimista discutir o comportamento das pessoas nessa região e avaliar como as crianças e adolescentes, sem a escola presencial, estavam se sentindo, se desenvolvendo e aprendendo. As reuniões virtuais foram essenciais para situar a pesquisa e para nortear o aluno quanto ao foco do trabalho. Somados a isso, as enquetes e questionários individuais garantiram, no anonimato, a sinceridade dos alunos sobre seus sentimentos, sobre a pandemia e sobre a escola.
Conteúdo: 8o e 9o anos - EF 2
URI: http://dspace.ima.sp.gov.br/jspui/handle/123456789/143
Aparece nas coleções:Relatos da Prática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_Toniate_Me Diz Aí.pdf2,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.