Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.ima.sp.gov.br/jspui/handle/123456789/129
Título: Cadeias Produtivas, Sustentabilidade e Trabalho
Autor(es): VIEIRA, José Antônio Borghi
GUIDO JÚNIOR, José Rubens
MOURA, Juliana Andrade
GARRIDO, Noêmia de Carvalho
NERIS, Rodrigo
DUARTE, Vagner Oliveira
Palavras-chave: trabalho
sustentabilidade,
produtividade
agricultura
energia
artesanato
Data de Publicação: Dez-2019
Fonte/Imprenta: Programa Pesquisa e Conhecimento na Escola (PESCO)/Prefeitura Municipal de Campinas
Citação: VIEIRA, J.A.B. et al. Cadeias Produtivas, Sustentabilidade e Trabalho. Campinas, SP: Programa Pesquisa e Conhecimento na Escola (PESCO)/Prefeitura Municipal de Campinas, 2019.
Resumo: Este trabalho aborda as questões relacionadas à sustentabilidade e o trabalho envolvido em cadeias produtivas de um modo geral, fomentando uma reflexão sobre os impactos das etapas de produção em nossas vidas e no meio ambiente considerando os aspectos econômicos, sociais e artísticos. Também aborda os aspectos históricos, desde a revolução industrial, paralelamente promovendo uma reflexão sobre a utilização de recursos naturais, uso de energias renováveis ou não renováveis nas etapas de produção; escolha das matérias primas, direitos trabalhistas e segurança no trabalho, processos de criação, comparação das produções de subsistência sustentável e agronegócio. A partir do tema norteador, “Cadeias produtivas, Sustentabilidade e Trabalho”, os professores e alunos envolvidos no projeto, desenvolveram frentes de pesquisa, incluindo: “O mundo do trabalho”; “Sustentabilidade e Sobrevivência”; “Fontes de Energia e as Cadeias Produtivas”; “Artesanato: sua importância e sua presença na sociedade atual” e “Latifúndio, Monocultura e Escravismo no Brasil: da colônia ao agronegócio”. No desenvolvimento da pesquisa, as metodologias ativas apropriadas pelos professores durante o curso Pesco forneceram subsídios para a ampla discussão e reflexão dos vários subtemas durante as aulas de cada componente curricular, assim também como o uso de geotecnologias em sala de aula e materiais didáticos relacionados ao tema como o Atlas Escolar da Região Metropolitana de Campinas. Os resultados foram satisfatórios e os alunos, com seus relatos, textos produzidos e trabalhos, se apresentaram como protagonistas na construção do conhecimento, apesar dos vários desafios e obstáculos que surgiram nesse percurso.
Conteúdo: 1º, 2º, 3º e 4º termos da EJA
URI: http://dspace.ima.sp.gov.br/jspui/handle/123456789/129
Aparece nas coleções:Relatos da Prática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_Vieira et al_Cadeias.pdf8,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.