Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.ima.sp.gov.br/jspui/handle/123456789/121
Título: Cultura e sensibilização ambiental: o reaproveitamento do lixo e as consequências do descarte inadequado
Autor(es): SANTOS, Milene Quartieri dos
FRANCISCO, Patricia D’aquila Adami
Palavras-chave: lixo
ambiente
sensibilização
reaproveitamento
Data de Publicação: Dez-2019
Fonte/Imprenta: Programa Pesquisa e Conhecimento na Escola (PESCO)/Prefeitura Municipal de Campinas
Citação: SANTOS, M.Q. e FRANCISCO, P.D.A. Cultura e sensibilização ambiental: o reaproveitamento do lixo e as consequências do descarte inadequado. Campinas, SP: Programa Pesquisa e Conhecimento na Escola (PESCO)/Prefeitura Municipal de Campinas, 2019.
Resumo: Este projeto apresenta um relato da reflexão sobre a experiência interdisciplinar da realização de pesquisa e análises sobre o tema, que resultaram num portfólio com os registros realizados pelos alunos dos terceiros anos do ensino fundamental da EMEF/EJA Presidente Floriano Peixoto em Campinas/SP. O projeto foi embasado no eixo temático de nossa escola: “Cultura e Sensibilização Ambiental” e o foco central no reaproveitamento do lixo e nas consequências para o meio ambiente do descarte inadequado. A pesquisa foi desenvolvida nas aulas de Ciências, Geografia, Matemática e Língua Portuguesa, buscando valorizar a integração das disciplinas a partir do uso de diferentes linguagens e gêneros textuais. Vários foram os objetivos, mas destacou-se como principal: Sensibilizar quanto à importância do meio ambiente e sua preservação para manter o equilíbrio do planeta e a saúde humana. As reflexões sobre a pesquisa e o estudo foram realizados por meio da observação, discussão e elaboração de textos e representações, a promoção do conhecimento contextualizado e a valorização e incentivo à pesquisa e autoria do aluno. Para o desenvolvimento da proposta foram utilizadas observações, trabalhos em grupos e coletivo com base nas metodologias ativas, estudo do meio, produções de textos, análises de mapas e construção de gráficos e tabelas com sua posterior análise. Além da construção do portfólio, apresentamos também os resultados formativos dessa experiência, visto que sua elaboração permitiu que os alunos refletissem e formulassem ações em nossa escola e na comunidade em que vivem acerca do tema estudado.
Conteúdo: 3° ano
URI: http://dspace.ima.sp.gov.br/jspui/handle/123456789/121
Aparece nas coleções:Relatos da Prática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_Santos e Francisco_cultura.pdf1,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.