Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.ima.sp.gov.br/jspui/handle/123456789/111
Título: O descarte de resíduos no Córrego do bairro e sua relação com os animais peçonhentos
Autor(es): VENTURELLI, Angela
Palavras-chave: meio ambiente
educação
sociedade
Data de Publicação: Dez-2019
Fonte/Imprenta: Programa Pesquisa e Conhecimento na Escola (PESCO)/Prefeitura Municipal de Campinas
Citação: VENTURELLI, A. O descarte de resíduos no Córrego do bairro e sua relação com os animais peçonhentos. Campinas, SP: Programa Pesquisa e Conhecimento na Escola (PESCO)/Prefeitura Municipal de Campinas, 2019.
Resumo: Trata-se de um trabalho feito com o objetivo de despertar nas crianças a sensibilização da preservação do meio ambiente e desenvolver novos métodos de aprendizagem. Nosso objeto de estudo foi o córrego Anhumas, situado no bairro Vila Orozimbo, próximo a escola Presidente Floriano Peixoto. Procurou-se investigar as consequências do descarte de resíduos no córrego e sua relação com a proliferação de animais peçonhentos e provenientes do lixo, como: baratas, ratos, aranhas, escorpiões, etc. Do ponto de vista da metodologia procurou-se implementar o uso das metodologias ativas assim como dos letramentos múltiplos, como por exemplo: letramento matemático, letramento cartográfico e letramento digital, com ênfase no processo de alfabetização ao longo de todo o processo de pesquisa. Como resultado principal do projeto percebemos a necessidade de tornar mais eficiente os meios de sensibilização e conscientização da população sobre o meio ambiente, bem como a reivindicação de políticas públicas mais eficientes.
Conteúdo: 1º Ano
URI: http://dspace.ima.sp.gov.br/jspui/handle/123456789/111
Aparece nas coleções:Relatos da Prática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_Venturelli_Descarte.pdf2,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.