Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.ima.sp.gov.br/jspui/handle/123456789/108
Título: Descobrindo o mundo e o espaço em que vivemos
Autor(es): PINHEIRO, Ana Lucia Oliveira
SANTOS, Ana Paula dos
MONTEIRO, Juliana Cristiane
CORREIA, Mara Keila De Brito
KOBA, Monia De Melo Ferrari
Palavras-chave: interdisciplinaridade
metodologia ativa
aluno protagonista
Atlas da RMC
fases da lua
robótica
Data de Publicação: Dez-2019
Fonte/Imprenta: Programa Pesquisa e Conhecimento na Escola (PESCO)/Prefeitura Municipal de Campinas
Citação: PINHEIRO, A.L.O. et al. Descobrindo o mundo e o espaço em que vivemos. Campinas, SP: Programa Pesquisa e Conhecimento na Escola (PESCO)/Prefeitura Municipal de Campinas, 2019.
Resumo: O presente estudo propõe uma reflexão sobre nossa própria prática como docentes, tendo em perspectiva o trabalho com interdisciplinaridade. A proposta das pesquisadoras e do curso do PESCO era conduzir os alunos a serem protagonistas de seu conhecimento com o objetivo de utilizar as metodologias ativas. As atividades planejadas partiram de pesquisas do Atlas Escolar da Região Metropolitana de Campinas (2013), levando as crianças a compreenderem que são pertencentes a um lugar. Sendo assim, partimos do micro para o macro (rua, bairro, cidade, estado, país, planeta e sistema solar). Após várias pesquisas e diversas atividades e experimentos, introduzimos as atividades sobre as fases da lua e, por último, as da robótica. Usamos essa tecnologia com o objetivo de apresentar um novo recurso e aliá-lo a uma de nossas hipóteses de pesquisa e sobre as posições dos corpos celestes para observarmos a lua cheia e a lua nova.
Conteúdo: 3º ano e 4º ano
URI: http://dspace.ima.sp.gov.br/jspui/handle/123456789/108
Aparece nas coleções:Relatos da Prática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_Pinheiro et al_Descobrindo.pdf1,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.